Seguidores

domingo, 21 de novembro de 2010

Coisas do amor


Foi nesta estação antiga e carregada de cheiro de mangas que deixei meu amor. Os meninos tinham um jeito engraçado com seus jacás e vendiam todas as frutas repetindo quantas vezes se fizesse necessário, que eram as mangas mais gostosas da cidade. Eu ainda hoje acho. Vivi seis anos longe daqui e sempre me vinha aos lábios o sabor de uma manga rosa, mesmo verde.  
Eu devo em nesta minha vida ter me perdido intimamente quando saí de minha cidade natal. Mas quando minha mãe morreu, eu não ia ter como aguentar o casarão ao lado da ponte de ferro. É verdade que eu amava. Mas ele não podia casar comigo. Agora tenho 26 anos e posso dizer que tenho meus sentimentos sob controle. Mas naquele tempo era jovem e precisava me afastar para não me agarrar a um amor impossível.
Agora reparo como a cidade está grande. Esta pracinha é uma maravilha para as crianças brincarem no fim da tarde. E como é bom conversar embaixo das mangueiras! Meu lugar predileto quando chegava da escola em minha infância era a velha amendoeira em frente de minha casa. De lá eu avistava toda a estação e o meu tio Júlio em seu trabalho no telégrafo. Ficou muito bom esses banquinhos de madeira aqui. Eu costumava sentar nos dormentes de trilhos do trem, contíguo a minha casa, para vê-lo passar. Sinto até saudades do apito da velha maria fumaça!
Ainda nem sei por que voltei. Nunca fui de interesse material, mas meus irmãos querem que eu veja como tudo está antes de vender a propriedade materna. Talvez tivesse sido melhor guardar na memória como era antes. Pelo que há de mais sagrado que o comprador seja alguém de bons ventos pela natureza! As flores do jardim da casa precisam de uma mão amante. Minha mãe tinha paixão por lírios. Ela ficava linda num vestido amarelo colhendo flores para a mesa do café!
Quando recebi o e-mail pensei em não vir. E quando me decidi, fui movida por uma estranha força que me arrastava em pensamentos por Luís. E repeti a mim mesma que ele ainda estava noivo de minha prima Teresa. E pelo visto casaram e, para me evitar uma tristeza logo no dia de minha chegada, não me visitaram. Farei eu mesma isso e serei muito sincera em dizer-lhes que sejam felizes. Que eu perca a esperança de ser um dia acariciada por aqueles olhos claros tal como desejei tanto antes de partir. Ainda desejo? Pelo visto terei de usar de muita sensatez ao encontrá-los. Com os anos passados e distante dele devo ter aprendido a esconder mais minhas emoções. Isso mesmo.
É bom caminhar por estes trilhos. Confesso que escolhi este caminho por ter sido aqui que descobri amá-lo. Era uma manhã de sol fresco. Agradeço a Deus por Luís não ter notado meu coração bater tão descompassado quando pedi que mo ajudasse com a sandália presa num prego dos trilhos. Pensando bem acho que ele intuiu. Recebi o calçado com umas mãos geladas, mas o sorriso dele tinha um brilho de carinho. Ahn, não era nada. Parece-me que ainda sou uma boba adolescente.  Mas que na ocasião sonhei com ele me beijando, isso sim.
Engraçado, por que Luís está na calçada da casa de bate papo com meus irmãos? E por que Teresa na está com ele? Bem, deve estar dentro de casa de conversa com Gislene. Ela sempre foi a prima predileta de minha irmã caçula. Calma, controla a respiração, mulher, para não parecer tão afogueada ao falar com ele. Olha que marido de prima é parente e não pega bem constranger-se ou fazer isso com ele.
_Puxa, mana, pensei que fosse passar a tarde toda olhando a velha estação ferroviária! Lembra do Luís, o ex-noivo de nossa prima Teresa? É ele que quer comprar a casa de mamãe...
Foi nesta tarde que inventei de escrever de amor. Foi quando Luís me olhou como se chamasse minha querida... Ah, tanto tempo te desejando... Voltei e quero dizer que te amo... Foi nesta tarde que dei a cantar com os versos de Vinícius ...” Eu sei que vou te amar/ Por toda a  minha vida eu vou te amar...”

Um comentário:

Anônimo disse...

Teresa; Que lindas coisas de amor, mais uma vez o amor a falar mais alto, porque será que a palavra amor faz correr tanta tinta em cartas de amor ou poemas de amor, como é imensamente bom amar e ser amado.
Beijos
Santa Cruz